20210903_155430.jpg
2.png

WHATS

Fale aqui

pelo WhatsApp

WI-FI

Refúgio Capivari

Senha: belavista

GUIAS DA CASA

INFORMAÇÕES E DICAS que você precisa saber:

 

-Voltagem: As tomadas da casa são de 110v, com exceção da geladeira que é 220v.

-Internet Wi-fi: Rede: Refúgio Capivari Senha: belavista

Em postagens, pedimos que boa marquem pela arroba: @refugiocapivari

**Importante lembrar que estamos em uma região rural. É possível sofrermos com quedas de energia, queda de rede wi-fi - que nos chega via satélite - e até, falta de água. Sempre tentamos contornar isso de forma prazerosa com velas, livros e poço artesiano. Nossa localização também é muito ímpar. Ficamos em uma bela península da Represa do Capivari, com vista para a Serra do Mar. Ventos fortes passam por aqui e, às vezes, ficamos literalmente no meio das nuvens, por horas, parte do dia ou até mesmo o dia inteiro. Já aconteceu do tempo não abrir impedindo de se apreciar a bela vista, mas permitindo o desfrute de um bom queijos e vinhos. Por isso, independente da época do ano e da previsão do tempo, esteja sempre preparado com agasalhos, capas de chuva, guarda-chuva, botina, protetor solar e labial, repelente e hidratante.

 

*Instruções para quem vem com CRIANÇAS:

Nossas crianças adoram este lugar. Mas, têm, (como todos) calçados diferentes pra dentro e fora, e cuidamos pra não correrem dentro de casa. Está é uma casa com vários objetos e detalhes que levamos mais de 15 anos para deixá-la como sonhamos. As crianças do Refúgio Capivari aproveitam o quintal, procuram pássaros, e esquilos (em silêncio) no coqueiro da frente, descem (na cia de um adulto) até o lago, fazer caminhadas, procuram pinhão que explodem das linhas, assam marshmellos, procuram aviões no céu que é repleto de rotas aéreas diferentes, dia e noite. Brincam na rede, leem livros escolhem filmes e jogos. Também podem fazer pequenas explorações na mata, acompanhadas, sempre cuidando com possíveis animais silvestres

 

- Horta: Temos diversas mudas de temperos como manjericão, cebolinha, salsinha, alecrim e outros. Caso queira também tempos pés de alface, tomate, couve, rúcula e outros. Verificar se esta na época de colheita. Os temperos estão disponíveis o ano todo.

 

-Cuidados com o piso interno: Usar calçados diferentes para dentro e fora da casa, para seu conforto e afim de evitar riscos. Estamos em uma área com muita mata e vento, acaba entrando grama e outras sujeiras na casa. A troca de sapatos ajuda a manter a casa mais limpa para aproveitar melhor a estadia.

 

-Queda de energia: Atenção: Em 99% dos casos a energia acaba em dias de chuva ou ventos fortes. Em caso de falta de energia, sempre verificar o disjuntor geral da casa no poste de luz da Copel. (Na entrada do estacionamento, na caixa do relógio). Conforme padrão da Copel, o disjuntor geral da casa é de 50A. Cuidar com o uso de muitos equipamentos elétricos ligados ao mesmo tempo. O alto consumo pode desativar o disjuntor geral no relógio da Copel. Como a propriedade fica em meio a mata atlântica, podem acontecer quedas na luz. O retorno geralmente não demora e vc poderá desfrutar de momentos charmosos a luz de velas, contidas na gaveta abaixo do microondas e tbm numa garrafa antiga que utilizamos como castiçal. Há outros castiçais pela casa, além de uma lanterna carregada, na mesma gaveta. Vc pode checar a previsão do retorno da energia ligando para a Copel, 0800 51 00 116 - Informe a unidade consumidora 54387159. Ou, como fazemos, simplesmente aguarde, pois há famílias que residem na mesma península e sempre acionam a Copel, quando há qualquer problema.

 

-Caiaques: Não são muito utilizados, pois têm limites de peso. outra dificuldade é o acesso ao lago pelo barranco, pois com a atual estiagem, o nível está bem baixo.

 

-Telescópio e visualização de estrelas: Seu manuseio não é tão simples, exige uma noção mínima. Se quiser utilizá-lo, retire de cima do armário com bastante cuidado. As lentes estão em uma bolsa preta, dentro de uma gaveta do mesmo armário que ele se encontra. Mesmo que não queira utilizá-lo, a noite no Refúgio é perfeita para observação de astros e rotas aéreas, para quem gosta. O melhor ponto de observação (mesmo sem o telescópio) é do deck, com as luzes da varanda apagadas. Deixe apenas a luminária de piso acesa dentro da casa e desfrute com uma boa taça de vinho ou chocolate quente.

 

-Vizinhança: Estão todos a beira do lago. Não há muito contato, e os moradores, geralmente com mais idade são pessoas mais reservadas e sistemáticas. Os respeitamos bastante e não há muito contato.

 

-Cães: Há uma matilha de cachorras que vive na península. Volta e meia aparecem em nossa propriedade. Jamais tentam entrar na casa. São cadelas pequenas, mansas, muito dóceis e carinhosas. Se não as quiser por perto, não de atenção que elas acabam por ir passear em outro canto da nossa montanha. Se não saírem, precisa afastá-las falando alto em tom de ordem. Não tenha medo, elas são mansas. Se incomodar, toque-as. O inconveniente delas aqui, é que a noite latem e pode incomodar. Você decide.

 

Animais perigosos: - A nossa serra do mar (paranaense) é o maior trecho preservado de mata atlântica do mundo. Mata úmida. É hábitat natural de diversas espécies e tem uma fauna riquíssima! Nunca tivemos invasão de animais perigosos mas, ao andar por trilhas, pela estrada ou pelo quintal, faça com calma sempre prestando a atenção por onde pisa. Em mais de 14 anos frequentando nosso refúgio, nunca tivemos um acidente com cobras mas, sabemos que elas estão por aí.

 

Água: A nossa água é vinda de 2 formas: água da chuva tratada e poço artesiano. Temos uma cisterna de 10.000l de estoque perto da casa, a caixa d'água da casa, com 500l. Como estamos em época de estiagem, colocamos a caixa de agua da casa no manual. Quando FALTAR ÁGUA na TORNEIRA DO CORREDOR, ou no chuveiro (na torneira da cozinha demora muito pra acabar) acione a bomba por 20 min. Vá até a varanda abra a tampa do quadro elétrico e ligue o disjuntor MENOR. Por tempo maior pode acarretar derramamento da caixa, acima do banheiro. Cuide pra não ultrapassar esse tempo de 20 min. Caso ainda não esteja descendo água, nos avise para chamarmos o João, pois neste caso, ligaremos a bomba do poço artesiano, que abastece a nossa cisterna.

 

Chuveiro: Além do controle da água, tão necessário nesta época, pedimos que após o seu banho, volte a chave de temperatura PARA O MÍNIMO novamente. Após ver água descendo pelo chuveiro, você pode regular a temperatura ao seu gosto. Caso contrário, poderá queimar a resistência.

 

Pescaria: Se vc gosta de pescar, desça com seu equipamento até a margem. Lambaris e tilápias não costumam faltar a beira do lago. Desça pela estrada e, ao encontrar a estrada que margeia o lago, vire a direita. Escolha um ponto nesta região, pois toda a encosta é de propriedades particulares. Havendo pessoas próximas, seu silêncio será apreciado.

 

Churrasqueira: Há lâmpada interna, com acionamento no interruptor próx ao forno microondas. Há lenha disponível mas, ao usá-la prepare-se para fumaça. Carvão evita isso, se preferir.

 

Lareira externa: -Acenda com lenha e grimpas (galhos de araucária) caídas abaixo do pinheiros. Na gaveta abaixo do microondas há um par de luvas apropriadas para pegá-las sem machucar as mãos dedos. Faça espetos com galhos finos do quintal para assar marshmallows. Cuide com fogo muito alto, por causa dos pés de caqui que a cercam.

 

Fogão a lenha: Ideal para fazer uma comida gostosa e bônus de aquecer a casa no inverno. O gavetão de porta branca está com estoque de lenha. Cuidado: Não colocar alimentos diretamente na chapa do fogão. A chapa é confeccionada com pintura em carbono especial que é tóxica. Cozinhar alimentos sempre na panela ou forma (forno).

 

- Lareira : a Lareira da sala é a álcool. Caso desejar usar, trazer álcool 90° (ou álcool de cereais).

 

- Lençol térmico: O quarto número 2 (com a cama 2x2 m) possui lençol térmico, com controles de temperatura individuais. Eles têm 2 estágios de temperatura, morno e quente. Ligue de preferência uma 20 min antes de deitar, e não esqueça-os ligados durante o dia. Não durma a noite toda com eles acionados, pois pode fazer mal.

 

- Sinal de Celular: A única operadora que funciona 100% aqui é a Claro. Outras operadoras o sinal chega muito fraco. Caso precise trabalhar e usar ligação, sugerimos trazer um chip pré pago da Claro. Caso whatsapp já resolva, só se conectar na nossa wifi.